Left Right
Synesio Neto

Synesio Neto

O Designer

Nasci, por “acidente”, em Goiânia no ano de 1980, cresci e formei-me como pessoa em Salvador. Desde que me lembro, sou fascinado pelo senso de propósito das coisas – o que abrange desde a arte, até a tecnologia. Talvez por isso, tenha trilhado o curso de Desenho Industrial na UFBA, o que me levou a ficar permanentemente em contato com esses assuntos desde então. No fim de 2003 radiquei-me no Rio onde, 6 anos mais tarde, acabei me tornando sócio da agência de design Tangerina, lugar que permaneço até hoje.

Como designer, apesar do acúmulo de conhecimento técnico e operacional, um questionamento logo se tornou a força motriz dominante em todos os meus projetos:
Por que e pra que eu estava fazendo o que estava fazendo? Qual era a real contribuição das minhas ideias sob a ótica dos usuários impactados?

De repente, o que me preocupava não era mais apenas sobre criar algo atraente esteticamente, mais fáceis de usar, ou mais comerciais. Passei a ser confrontado com questões conceituais e fundamentais sobre posicionamento e estratégias de marca, e até mesmo, sobre processos de negócio que surgem automaticamente quando se elabora um plano com a intenção de aproveitar oportunidades.

Ficou claro pra mim que Design não se limitava a criar objetos elegantes ou somente construir significados simbólicos e de comunicação. Essa era uma visão estreita do Design e era preciso novas lentes para se entender isso com mais profundidade.

Designers deveriam aprender mais sobre negócios, a ficar contemplando anuários de criação.

Compreender o cenário e o papel que as marcas desempenham, colocando as pessoas no centro desse processo é o que dá sentido à criação de ideias capazes de despertar desejo, surpreender e emocionar. Esse pensamento estratégico mostra como design e negócios são mais inter-relacionados entre si do que muitos podem imaginar…

Se você está disposto a encarar o design de outra maneira, diferente daquela onde design é verniz e estética, então sinta-se à vontade para participar! 🙂

Mais infos você encontra aqui